Um espaço para por notícias de interesse da nossa turma, um espaço de reflexão, um espaço de convívio, um espaço de humor...enfim, um espaço para porem o que vos der na cabeça...

domingo, fevereiro 18, 2007

Neuro teóricas - Faltas

Olá a todos!

Hoje encontrei o Dr. Bastos Lima no HGSA e como tinha dúvidas sobre o horário das aulas de Clínica Neurológica fui perguntar-lhe como iriam decorrer as aulas no nosso semestre. Há de facto algumas alterações, a aula de 2ª feira à tarde será às 13h30 e não às 14h30 como está no horário. Além disso, haverá algumas alterações pontuais para conciliar aulas nossas com as aulas do 4º ano, mas acerca disso tudo ele vai informar-nos na 1ª aula, 2ª feira.
Mas o problema não é esse. O Dr. Bastos Lima disse que ía marcar faltas nas aulas teóricas, tendo lá uma folha para assinar porque "as coisas têm corrido muito mal". E virou costas.
Bem, ele ameaça isto todos os anos. E, como é evidente, ele não pode fazer isso porque é ilegal, já para não falar que na rotação anterior ele não implementou este sistema e que ao sermos passivos neste caso estamos a abrir um precedente para os outros anos e a permitir que no nosso 6º ano se lembrem de aplicar algo do mesmo estilo. Considero que o que ele tenta implementar é obviamente impraticável e sem consequência possível de aferir especialmente porque não é ele a leccionar todas as aulas.
Pedi entretanto ao Frederico da turma 1 que por acaso encontrei que avisasse a Deolinda (não consigo enviar-lhe mensagens) para ela avisar os nossos colegas e para que amanhã, no dia do exame de Pediatria, ela falasse com o Dr. Tojal Monteiro que agora está na comissão pedagógica acerca desta situação. Portanto, vamos ver também o que é que o Dr. Tojal Monteiro tem a dizer sobre a situação e se nos orienta de alguma forma.
De qualquer das maneiras, considero que as duas turmas se devem rejeitar a assinar o que quer que seja uma vez que as aulas teóricas são livres.
Gostaria que propusessem soluções ou atitudes a tomar.
Enfim, foi a infeliz coincidência de hoje.

Marta Casal Moura

3 Comments:

Blogger Ric Amorim said...

É verdade q as teoricas sao livres, mas nao me parece q a melhor opçao seja confrontar o prof d neuro nao assinando a folha de papel q ele eventualmente pode colocar nas teorikas, nao me parece q seja melhor solucao "vingarmo-nos" dessa forma, pq no fim d contas ele é q tem a faca e o queijo na mao (exame q ainda nos falta fazer), e essa medida q ele ta a apresentar d dizer q nas aulas d neuro q ele leccionar ou alguns colegas dele vao colocar uma folha p assinar é devido a problems q aconteceu na rotacção passada. Logico q concordo ctg e eu nem seker sou mto adepto d teorikas, mas cada regente dita as suas regras. e tb falar c o Tojal p ir dizer q os alunos tao descontentes c a atitude do prof d neuro, tb n sei se é mto boa opção pelo facto q parece q andamos a fazer queixinhas a colegas dele; pode n ser uma medida mto correcta d part dele, mas tasse.. Sincerament prefiro ir às teorikas e ter um exame acessivel do q n ir às teorikas e dps xumbar (espero q tenham nocao q xumbaram metade dos alunos na 1a rotacao e q eles apareceram na 2a rotacao -> turma do Davide p fazerem exame e o prof simplesmente barrou-lhes a entrada e dise: Voltem em Stembro, mm sabendo q eles tinham perdido montes d tempo a estudar p akilo p nada)(logico q a nós a rotacao seguint seria na mma Setembro, mas tasse).

Cumplishments
Ric amorim

3:12 da tarde

 
Blogger Nuno Gomes said...

se quiserem vou lá falar com ele, já que não vou fazer oral com ele e não me pode queimar, e explico bem os motivos..
Embora conhecendo as coisas como elas se passam, já sei que depois deste alarido todo quase ninguém vai faltar as teóricas de neuro :o)

Ricardo, também é engraçado falares nisso da 1a rotação ir tentar fazer na 2a. Porque teoricamente isso é ilegal, se chumbas tens de fazer em Setembro. Senão algumas turmas tinham 5 épocas para fazer o exame (4 normais e set) e outras (como nosso caso) só com 2. É certo que alguns professores deixam fazer isso: eu se fosse professor não deixava.. O erro foi dos alunos, não perguntaram ao professor antes se podiam ir fazer! Agora se me dizes que professor disse que podiam ir fazer, e depois voltou com palavra atrás, é outra história..

bjs e abraços

12:02 da manhã

 
Blogger Fred P said...

os alunos não podem ter medo de fazer frente aos professores. Já para micro médica achei o mesmo. Não só porque é covardia da parte dele fazer essas ameaças, como além disso, é ilegal.
De qualquer modo, estar com medo dele neste assunto é uma parvoíce, porque há esta situação todos os anos, e todos os anos os alunos lhe ignoram e vão a melhor com a situação! Além de que seria uma parvoíce não só para nós, como para os anos seguintes estar a abrir precedentes!
Por fim, acho que é demais evidente que um professor não se pode dar ao luxo de reprovar toda a gente, só porque lhe apetece! Mesmo fazendo um exame demasiado inacessível, é demasiado complicado explicar ao concelho pedagógico e afim que tem 200 ou 300 alunos de um ano para o outro, só porque 'os alunos são todos burros e não sabem fazer exames!'! Acho que a cobardia dos alunos não os ajuda em nada em situações como estas!
E afinal, como é que se resolveu esta situação?

6:31 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home