Um espaço para por notícias de interesse da nossa turma, um espaço de reflexão, um espaço de convívio, um espaço de humor...enfim, um espaço para porem o que vos der na cabeça...

quinta-feira, novembro 09, 2006

Época de exames

Olá a todos.

Apenas tenho a dizer que a partir de hoje as decisões na turma serão tomadas democraticamente, ou seja, por maioria, mesmo que haja necessidade de realizar alterações a decisões já tomadas. Entra em vigor a partir da próxima rotação.
Unanimidade só será requerida quando for absolutamente indispensável ou obrigatório.
Sorteio só será usado quando for o método mais ajustado ou em situações em que é mesmo o único método lógico.

Hoje não consegui falar pessoalmente com toda a gente. Se amanhã houver disponibilidade gostaria que o máximo de pessoas se reunisse depois das aulas e discutisse a possibilidade de alargar a época de exames e possíveis sugestões (uma vez que pudemos dispor de 3 semanas de distribuição de exames em vez das actuais 2 semanas).

No que diz respeito à disponibilidade do CICAP, o que o senhor Miguel, simpaticamente, me explicou é que formalmente os exames têm que ser marcados dentro da época estipulada mas podem ser realizados fora dela. Por isso, no caso de haver mudanças, as alterações podem ser feitas.


Marta Casal Moura

13 Comments:

Blogger Ric Amorim said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

4:09 da tarde

 
Blogger Ric Amorim said...

Uma vez que ha pessoas que pretendem usar a 3a semana para fazer outras coisas (nao querem ter exames marcados nessa semana), o que sugeria, de forma a agradar todos, era pegar na 3a semana e corta-la a meio, ou seja: ate 4a feira da 3a semana marcavamos exames e o resto dos dias da semana as pessoas podiam usar como "ferias" ou para o que bem entendessem.
Obvio que é apenas a minha sugestao de forma a tentar agradar todos e ninguem sair prejudicado (por mim tentava ter o maximo de dias de estudo para cada disciplina).

Cumplishments
Ric Broka

4:11 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Acho que será bom termos 3 semanas porque temos mais tempo para estudar. De nada me serve ter uma semana depois dos exames, se fosse antes!
Só gostava de perceber como é que algumas pessoas da turma já sabiam das três semanas e outras não? No que diz respeito á democracia, para mim ela já chegou no 25 de Abril e eu desde sempre fui a favor de maiorias e em desfavor dos caprichos de alguns.
Somos todos adultos.

4:11 da tarde

 
Blogger Nuno Gomes said...

eu por mim, olha, tanto me faz... até preferia ter so 2 semanas, despachava-se logo e tinha-s uma semaninha d ferias tao boa! :o) lol mas também nao vou ser chunga, por isso se maioria quiser mais uma semaninha é na boa... so vos peço para último dia ser no maximo 4a feira, pq quinta feira começa o ENEM, e como sabem há gente que gostaria de ir! ;o)

abraço e beijos

4:49 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Havendo a possibilidade de alargar a época a 3 semanas, por mim óptimo. Se tiver mais um dia para cada exame, excelente.

Não poderei estar na eventual reunião, fica por isso aqui expressa a minha opinião.

abraços e bjs

5:27 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Só temos a ganhar com este bónus, que pelos vistos, já era conhecido de parte da turma! É preciso que se avancem rapidamente novas propostas, para que fiquem (já amanhã) marcadas as datas em definitivo. Se os profs não se opuserem, não vejo porquê não respeitar o interesse da maioria das pessoas!

Abrc/BJos

Pedro Leite

5:43 da tarde

 
Blogger Maria Couto said...

Eu sou favorável ao alargamento da época de exames, e acho que isso é geral com excepção de um grupo. Por isso acho que não vale a pena estarmo-nos a manifestar mais até que algum elemento desse grupo se manifeste.
Mas se eles tem coisas marcadas vamos ter de respeitar isso...pode ser que só tenham na 2ª metade da semana e aí o que o Ric disse era óptimo...exames até quarta...
Aguardo novidades.
Ivo Ferreira

6:19 da tarde

 
Blogger Ana e Cláudia Saavedra said...

Eu também sou a favor do alargamento desta época de exames. Já que é possível é um desperdício não aproveitar. O meu grupo já mostrou hoje a muitas das pessoas que estavam na Bial uma proposta de alteração mas para os que não estavam presentes aqui fica. Olhem para ela e amanhã logo vemos se interessa a todos ou se há alguma mais vantajosa.

Beijinhos

PROPOSTA DE ALTERAÇÂO DO CALENDÀRIO:
3ª feira: urologia
2ª feira: pediatria
6ª feira: ginecologia
4ª feira: obstetrícia

6:25 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Acho que a proposta apresentada pela Lara é muito razoavél. Concordo completamente. se temos mais tempo é melhor aproveitarmos a oportunidade

7:06 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

A proposta da Lara está dentro daquilo que é "possível esticar" para termos mais tempo para Obstetrícia e Pediatria.
Em alternativa deixo uma proposta semelhante na distribuição do tempo, mas com uma ordem diferente das cadeiras:

(2ª) PROPOSTA DE NOVO CALENDÁRIO

3ª feira: urologia
Sáb: ginecologia
5ª feira: obstetrícia
4ª feira: pediatria

(seja como for qq uma é melhor que o cenário actual!)

Cumps
Pedro

8:03 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Concordo com a Sofia, a ordem é o nenos importante, desde que haja mais tempo de estudo para cada exame qualquer alternativa é boa.
Abraços e beijos

9:57 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

O grupo, tal como todos da turma, também gostaria de ter mais tempo pra cada um dos exames, é algo benéfico. Contudo, o planeamento da época de exames já foi feito há um mes, por essa altura já se sabia da existência da 3ª semana livre, mas ninguém conseguiu ouvir ou dar algum tipo de importância a isso. Desde essa altura cada qual fez a programação da sua vida da melhor forma e consoante o tempo que tinha disponível. Neste momento, a uma distância de 3dias da época de exames, "lembraram-se" por fim da existência dessa semana já há tanto tempo anunciada, e, como tal, agora e só agora, pretendem o alargamento da época.
Esqueceram-se, contudo, q pessoas que costumam programar a vida em função dos compromissos que têm, podem ter vida própria e planos difíceis ou ate impossíveis de adiar pra essa semana, chegando mm a colocar em questão a vida das pessoas. Começaram então todos a programar e até a fazer calendários prá referida época, já contando que ela se possa realizar como pretendem. Esqueceram-se de conversar correctamente c as pessoas envolvidas e de lhes perguntar as reais possibilidades de alargamento de época. Coisa que não se faz através de telefonemas nem mensagens, e muito menos em reuniões onde as referidas pessoas não podem estar presentes.

Esqueceram-se tb do verdadeiro significado de democracia ou de justiça. As maiorias devem ser uma maneira de voto, concordamos. Mas a unanimidade mts vezes tb se impõe. E quem é que tem capacidade de decisão de qd uma e outra se devem praticar? Uma questão importante, m q deve ser pensada por todos em verdadeira democracia. Neste caso, e estando os exames marcados há um mês e sendo a referida semana daqui a 2 semanas, é perfeitamente legítimo que as pessoas tenham marcado as suas coisas. Poderíamos então actuar em maioria? Não nos parece! Isso executa-se para se tomar uma decisão inicial, de maneira nenhuma para mudar uma decisão há mt tomada e concordada por todos.

Outro ponto importante é q se esqueceram q em cima da hora, por mais q queiram, dificilmente se conseguem alterar exames agora. ou se o conseguirem, seriam apenas os de obstetricia, ginecologia e pediatria, e ja c mt sorte! O de urologia e impossível de alterar. o exame é 2ª, o prof não esta no hosp na 6ª e mm q estivesse dificilmente se conseguiria convence-lo a alterar. Ele, como todos nos, os previamente avisados, certamente já fez planos para a sua vida pessoal ou no serviço, certamente já incumbiu outros profs de também estarem disponíveis para vigiar. e isso n se altera de um dia pro outro, as pessoas tem a sua própria vida planeada. Alem disso, mm os profs das outras cadeiras tb terão os seus dias encaminhados para as datas previamente acordadas.

Antes de estarem c discussões e a lançar hipóteses no ar de como deveria ser a época de exames, só agora, reforçámos, só agora, dp de ja tudo ha tanto tempo estar decidido, deveriam antes ver as reais hipóteses dos profs e tb de todos os colegas da turma, cuja opinião julgamos dever ser tida em conta, tal como a é a de todos os outros.


Amanha nos veremos, se a hora da reunião coincidir com a nossa disponibilidade e esperamos conseguir resolver as coisas como pessoas adultas que todos somos. Assim, tal como todos, esperamos q as coisas se resolvam da melhor forma. É do interesse de todos nos o alargamento da época, m há alargamentos q já poderão n ser possíveis de se realizar.

Como diz o ditado, a conversar e q a gente se entende e por isso esperamos q amanha civilizadamente todos possamos falar e ouvir uns aos outros

O grupo 1

11:31 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

É Pena que sejam necessários tantos parágrafos e tantas chamadas de atenção(a julgar pelo tom e pela garra com que foram lançados) para concluir com um final de sentido oposto - "É do interesse de todos nós o alargamento da época!". É um infeliz rendilhado de palavras, em que o passado é o tempo de eleição e o "agora" a palavra de ordem (repete-se mais que uma mão cheia de vezes). Custa-me pensar que isto possa ser uma manifestação de ajuste de contas, sobretudo pela amizade que tenho pelas colegas do grupo1. Prefiro pensar que foi uma forma pouco feliz de exprimir a mesma vontade - mudar a data dos exames! Todos temos compromissos e vida própria, não é necessário lembrá-lo, nem pesar as dificuldades individualmente - todos os motivos são importantes e só dizem respeito a quem de direito. Façam-se os possíveis para que possamos ter uma época de exames mais tranquila, afinal - "É do interesse de todos nós o alargamento da época!".

Bjinhos

Pedro

12:43 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home